Pages


Os benefícios do ciclismo.

0

Quando criança, muitos de nós andávamos de bicicleta como um hobby, dando voltas perto de nossas casas, nos divertindo bastante. Parece brincadeira, mas pedalar é um dos exercícios mais completos, e que nunca deveria ser deixado de lado.
Andar de bicicleta (como forma de exercício ou como locomoção) oferece inúmeros benefícios para a saúde, prevenindo doenças do coração, pressão alta, obesidade, flacidez e a forma mais comum de diabete. Além desses  benefícios, pedalar contribui com o meio ambiente, já que você não está poluindo o ar e nem contribuindo para a poluição sonora. Para quem procura modelar o corpo, pedalar é ideal para enrijecer a musculatura do bumbum, da coxa, da panturrilha e do abdômen, regiões que acumulam aquela ‘’gordurinha indesejada’.
Estudos dizem que pedalar durante uma hora são consumidas trezentas calorias, mais que dois copos de cerveja; cento e vinte e seis calorias cada ou quase duas barras de chocolate cento e setenta calorias cada. Por exemplo, em um ano, pedalando quinze minutos por dia, cinco vezes por semana, equivaleria queimar aproximadamente cinco quilos de gordura.
Além de todo benefício físico e ambiental, o ciclismo pode ser prazeroso para a mente. Pesquisas comprovam que pedalar reduz níveis de depressão e stress, aumentam o bom humor e a auto-estima. Se você ainda não se sentiu encorajada (o) para pedalar, fique sabendo que andar de bicicleta em grupo, aumenta o nível de socialização entre grupos de pessoas.
O fortalecimento muscular e a manutenção da força nos membros inferiores auxiliam também no futuro (terceira idade), evitando quedas indesejadas. Ao pedalar, você também aumenta sua coordenação motora, permitindo um controle maior sobre ações simultâneas.
Quero pedalar! Como faço?
O primeiro passo é ir a um médico para que ele possa avaliar sua situação fícica. Depois de passar no teste é a vez dos cuidados com os equipamentos. É muito importante sempre usar capacetes, luvas, tênis e roupas leves. Utilize também, se for andar a noite, acessórios que reflitam a luz dos carros. E lembre-se, você conhece os limites de seu corpo, respeite-os.

0 comentários:

Postar um comentário